segunda-feira, 27 de abril de 2020

Mitos fundadores.


Mitos fundadores:
Os mitos são histórias que expressam o modo como determinado povo vê o mundo. São transmitidos oralmente, e buscam explicar fatos e acontecimentos para os quais não há uma explicação lógica. Cada povo e cada cultura têm seus próprios mitos e tradições, que são transmitidos de geração para geração.
            Os mitos fundadores são histórias, simbólicas, carregadas de sentido, que buscam explicar a origem dos povos e dos demais seres, conferindo assim sentido para sua vida pessoal e para história do seu povo.
Neste sentido, os mitos tem o papel de fortalecem os laços entre o seu povo, dão motivação para seguirem vivendo e para que compartilhem pensamentos e sentimentos.

Vejamos alguns mitos fundadores:
Quem foram os Maias :
O povo Maia, que vivia na região do México atual há mais de 500 anos. Quando os primeiros europeus chegaram à América a cultura Maia foi praticamente destruída e muita gente morreu. Ainda hoje há descendentes de maias que vivem naquela região.

Mito de fundação para os Maias:
            Antes de tudo ser criado, existiam dois deuses: Tepeu e Gucumatz. Um dia eles decidiram criar o mundo. Então, pensaram em montanhas, rios, árvores, água, céu. Tudo o que eles imaginavam ia se tornando realidade – o mundo começava a surgir.
            Tepeu e Gucumatz criaram também os pássaros, onças, cobras borboletas e todos os animais que viviam na Terra. Um dia os deuses pediram que os animais agradecessem a eles por tê-los criados. Os bichos então começaram a rugir, a latir, a rosnar, a cacarejar, a piar, enfim, cada um com a sua voz, ao mesmo tempo. Foi uma barulheira tão grande que os deuses ficaram quase surdos e os mandaram parar, e até hoje os animais continuam cada qual com sua voz.
            A primeira tentativa dos deuses em criar os seres humanos foi feita com barro, mas os homens ficaram moles demais. Depois os deuses tentaram criar com madeira, mas homens ficaram duros de demais e sem sentimentos. Para acabar com essas criaturas, os deuses mandaram um dilúvio para destruir aquela espécie de gente. Mas alguns sobreviveram e vieram macacos.
            Tepeu Gucumatz ficaram um tempão pensando com o que eles poderiam criar os homens bons. Um dia os animais trouxeram para ele algumas espigas de milhos. Os deuses moeram o milho e com a pasta fizeram quatro homens, e deu certo: os homens eram bons, inteligentes, tinham bons sentimentos. Eles agradeceram e prometeram obedecer sempre a seus deuses.
            Tepeu Gucumatz viram que dessa vez eles tinham acertado e resolveram criar quatro mulheres para serem as companheiras dos homens.
Referência:
Obra coletiva desenvolvida em e produzida pela Editora Moderna: Entre Amigos: Ensino Religioso. 2ª Ed, 2007. p. 31

           
As origens:
Deus cria o mundo:
            No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra estava deserta e vazia. Mas o espírito de Deus parava sobre as águas.
            Então Deus disse: - Que exista luz. E a luz brilhou. Deus viu que a luz era boa. Deus separou a luz da escuridão. Disse para luz: - você é o dia. Disse para a escuridão: - Você é a noite. Foi o primeiro dia.
            Deus disse: Que as nuvens se movam nas alturas. Delas cairá chuva sobre a terra. As águas se juntarão para que apareça a terra firme. Deus disse ao espaço que fica no alto: - Você é o céu. Foi o segundo
dia. E para terra firme falou: - Você é a terra. E para as águas que se tinham ajuntado: Vocês são o mar, Deus viu que o céu e a terra, o mar e o chão seco eram bons.
            Deus disse: - No chão cresça todas as espécies de plantas e árvores. Então as plantas cobriram de verde todo o chão e lançaram sementes. Deus viu que tudo aquilo era bom. Foi o terceiro dia.
            Deus disse: - Que haja lâmpadas no céu que iluminem. O sol, de dia, a lua e as estrelas de noite. Indicarão quando é dia e quando é noite, em que mês e semana a gente está, e marcarão as estações do ano. Deus viu que tudo aquilo era bom. Foi o quarto dia.
            Deus disse: - Peixes nadem na água. Pássaros voem sobre a terra. No campo, viva todo tipo de animal, grandes e pequenos. Assim, aconteceu. Deus viu que tudo aquilo era bom. Foi o quinto dia.
            Então, Deus disse:  - Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. A eles confiarei a terra: todos os peixes, os pássaros, os animais e as plantas. Deus criou o homem à sua imagem. Criou-os homem e mulher. Abençoou-os e lhes falou assim: - Sejam fecundos e tenham filhos. Eu lhes confio a terra. Vocês valem mais que os peixes, os pássaros, os animais e as plantas. Cuidem deles. As plantas servirão de alimentos a vocês e aos animais. Deus viu que tudo o que Ele tinha feito era bom. Era muito bom. Foi o sexto dia.
            Em seis dias Deus criou o universo: o céu, a terra, o mar e todos os seres vivos. No sétimo dia, Deus descansou. Por isso o sétimo dia é abençoado por Deus. É dia Santo para os homens.

Referência:
Deus fala a seus filhos: Textos bíblicos. Tradução de: Maria Cecilia Amarante. Editora: Verbo Divino. 2ªed: Navarra- Espanha. 1990. p.3-4

Referências imagens:
Imagem 1: https://br.pinterest.com/pin/732186851892774421/ acessado em 27/04/2020 às 14h37.

Imagem 2: doafecrista.wordpress.com/2015/11/08/genesis-28-o-jardim-do-eden-foi-um-lugar-real-ou-apenas-um-mito/ Acessado em 27/04/2020 às 15h25

Atividade:
1-    O que é um mito fundador?
2-    Qual é o papel dos mitos?
3-    O que há de comum entre os dois mitos apresentados?