terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

O QUE É FILOSOFIA?

 

O QUE É FILOSOFIA?


PARECE IMPOSSÍVEL AO SER HUMANO VIVER SEM SE PERGUNTAR, EM ALGUM MOMENTO, SOBRE O SENTIDO DA VIDA. ESSAS INTERROGAÇÕES ESTÃO NA ORIGEM DO PENSAMENTO FILOSÓFICO. MAS, O QUE VEM A SER A FILOSOFIA? PARA ENTENDERMOS UM POUCO O QUE É ESSA CIÊNCIA, VAMOS, PRIMEIRO, CONHECER O SIGNIFICADO DA PALAVRA, INVESTIGANDO SUA ETIMOLOGIA:

   A PALAVRA FILOSOFIA DERIVA DE DOIS TERMOS GREGOS: FILO (PHILIA): AMIZADE, E SOFIA (SOPHIA): SABEDORIA.

  PORTANTO, ORIGINALMENTE, A PALAVRA FILOSOFIA SIGNIFICA “AMIZADE PELA SABEDORIA” OU “AMOR AO SABER” E DIVIDE-SE EM CINCO CAMPO DE ESTUDO:

·   A LÓGICA: ESTUDO DA FORMA, DA ESTRUTURA DO PRÓPRIO PENSAMENTO PROCURANDO O MÉTODO IDEAL DE RACIOCÍNIO, ANÁLISE E PESQUISA;

·        A ÉTICA: ESTUDO DE VALORES E ATOS HUMANOS;

·       A ESTÉTICA: ESTUDO DAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO E DAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O BELO, ARTE E DEMAIS FORMAS DE EXPRESSÃO DA CULTURA.

·     A POLÍTICA: ESTUDO DAS FORMAS COMO O HOMEM SE ORGANIZA NO ESPAÇO PÚBLICO, BUSCA A ORGANIZAÇÃO SOCIAL IDEAL;

·        A METAFÍSICA:  CAMPO MAIS COMPLEXO DA FILOSOFIA, O ESTUDO DA REALIDADE ÚLTIMA DAS COISAS, DA NATUREZA DO SER, DA MENTE HUMANA, DO CONHECIMENTO, DOS SENTIDOS, DAS RELAÇÕES ENTRE O HOMEM E A MATÉRIA.

      
 
   TODO AQUELE QUE TRABALHA PARA DESENVOLVER SUA PRÓPRIA INTELIGÊNCIA ADOTA, DE ALGUMA MANEIRA, UMA ATITUDE FILOSÓFICA, O QUE O TORNA APTO A COLABORAR PARA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE. [...] AMIGO DA SABEDORIA É AQUELE QUE USA O SABER EM PROVEITO DO HOMEM, DANDO SUA PARCELA DE CONTRIBUIÇÃO, SUA COTA DE TRABALHO PARA MELHORIA DO MUNDO.

   FILOSOFAR ENVOLVE, FUNDAMENTALMENTE, UMA MUDANÇA DE POSTURA DIANTE DA VIDA, DESCARTANDO AS EXPLICAÇÕES QUE NOS FORAM IMPOSTAS COMO VERDADEIRAS E ESTABELECENDO NOVAS REGRAS AO JOGO. PASSAMOS A VER O MUNDO DE MANEIRA DIFERENTE, COM UM OLHAR MAIS ATENTO E CERTEIRO. CONHECENDO ALÉM DOS ASPECTOS SUPERFICIAIS DAS COISAS, PRINCIPALMENTE SUA RAZÃO DE SER, COM CERTEZA ESTAREMOS MAIS PRÓXIMOS DE UMA CONDIÇÃO DE VIDA MAIS LIVRE.


REFERÊNCIA:  CHALITA, GABRIEL.  VIVENDO A FILOSOFIA. SÃO PAULO: ATUAL, 2002.