SÓCRATES
Contexto histórico:

Mesmo tendo sido muitas vezes incluído entre os
sofistas, Sócrates recusava tal classificação e opunha-se a eles de forma
crítica. Opunha-se, igualmente, aos poderosos de seu tempo, sendo acusado de não
crer nos deuses da cidade e corromper a juventude. Por isso, foi condenado e
morto.
O pensamento de Sócrates que predominantemente
chegou até nos foi transmitido por Platão.
Sócrates foi filho de
Sofronisco, um escultor e Fenareta, uma parteira. Nasceu em Atenas, onde passou
toda sua vida. Certo dia, um amigo seu, Querofonte testemunhou a afirmação,
proveniente (que veio de alguém ou algum lugar) do oráculo de Delfos, de que
Sócrates era “o mais sábio dos homens”. Inicialmente intrigado, Sócrates
procura o sentido de tal afirmação. Sendo um homem sem nenhum conhecimento
especializado, deduz que sua sabedoria só poderia ser resultado da percepção
que tinha da própria ignorância e, seguindo a indicação do deus Apolo, passa a
questionar todo aquele que se considerasse dotado de sabedoria.
A verdade e a
felicidade em Sócrates:
Para Sócrates a procura pela verdade
implicava em conseguir uma convivência honesta e digna entre os homens. Para
ele conhecer a verdade teria como consequência inevitável agir bem, quanto aos
maus atos, só seriam cometidos por ignorância. O bem e a verdade estariam
intimamente ligados, seriam inseparáveis, conhecer seria igual a conhecer o
bem. Agir conforme o bem seria decorrência do conhecimento. Pelo mesmo
raciocínio, uma ação danosa a si ou a outros seria decorrência do
desconhecimento.
De acordo com o pensamento de
Sócrates, a finalidade da vida é a felicidade, que estaria na capacidade do ser
humano em estabelecer para si mesmo, por meio do saber, suas próprias leis e
regras de condutas (de como agir).
O método socrático, dialético ou maiêutico:

- Refutação ou ironia: Etapa em que o
filósofo interrogava seus interlocutores sobre aquilo que pensavam saber,
formulando -lhes perguntas e procurando evidenciar suas contradições. Seus
objetivos era fazê-los tomar consciência profunda de suas próprias re spostas, das
consequências que poderiam ser tiradas de suas reflexões, muitas vezes repletas
de conceitos vagos e imprecisos.
- Maiêutica: Etapa em que ele propunha aos discípulos uma
nova série de questões, com o objetivo de ajudá-los a conceber ou reconstruir
suas próprias ideias. Por isso, essa fase é chamada de maiêutica, termo que em grego significa: “arte de trazes a luz”.
Sócrates transmitia seu ensinamento
a qualquer homem, tivesse ele um interesse especial pelo debate filosófico ou
não. Ele aplicava o método “parto das ideias” num sentido amplo, que não se
restringia a sua doutrina especifica.
A popularidade de Sócrates em Atenas
era decorrente de sua atitude em relação à filosofia: Sócrates percorria a
cidade com frequência dialogando com os jovens e adultos nos espaços públicos.
Essa atividade, aliás, era condizente com a cultura ateniense da época, afinal
a democracia se fundamentava justamente nos debates públicos.
A popularidade de Sócrates o levou a
uma consequência funesta (danosa, mortal). Alguns cidadãos de Atenas,
enfurecidos pela ironia que Sócrates não tinha medo de usar, acusaram-no
oficialmente de impiedoso (por desrespeitar os deuses, a religião) e de induzir
os jovens a se comportar de maneira imprópria. Como resultado em 399 a.C. Sócrates
foi levado a julgamento. Diante dos juízes, rebateu os argumentos de seus
acusadores e, apesar de se declarar inocente, foi condenado à morte por
envenenamento. Foi então, concedida a chance de escapar da pena se renegasse
suas ideias diante do tribunal, ao mesmo tempo em que alguns amigos
arquitetaram um plano para que ele fugisse de Atenas. Entretanto, Sócrates não
aceitou nenhuma das alternativas, ambas desonrosas do seu ponto de vista e foi
morto por meio da ingestão de cicuta, um veneno letal extraído de uma planta de
mesmo nome.
Questões
para reflexão:
1-)
Explique com suas palavras o que é a Ironia e Maiêutica, procedimentos
utilizados por Sócrates para chegar ao conhecimento verdadeiro.
2-)
Por que, para Sócrates, agir bem ou fazer o bem, estava ligado ao conhecimento?
3-)
“Só sei que nada sei”, frase atribuída a Sócrates, é aparentemente
contraditória. Qual a importância desse princípio nas ideias defendidas pelo
filósofo?
4-)
O que Sócrates fez para ser considerado um elemento perturbador da democracia
ateniense?
5-)
Por que é possível dizer que a condenação de Sócrates teve um motivo político?
Referência
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. São Paulo:
Atual, 2002. (p.46-49)
COTRIM,
Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos
de Filosofia. 4ªed. São Paulo: Saraiva, 2016. (p.222)
MEIER.
Celito. Filosofia: por uma experiência da complexidade. Volume único. 2ª Ed.
Belo Horizonte: MG; Pax Editora e Distribuidora, 2014 (p.101)
Imagem
1 Péricles: https://pt.slideshare.net/ProfessoresColeguium/o-sculo-de-pricles-e-troia
acessado em 06/05/2020 às 16h19
Imagem
2 Sócrates: https://www.opopular.com.br/noticias/ludovica/blogs/2.233387/filosofia-com-1.861139/s%C3%B3crates-1.950677
acessado em 06/05/2020 às 16h22
Imagem 3 Os três filtros de Sócrates: http://obloghumanista.blogspot.com/2014/11/os-tres-filtros-de-socrates.html
acessado em 06/05/2020 às 16h28
Imagem 4 A morte de Sócrates: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras2/links/morte_de_socrates.htm
acessado em 06/05/2020 às 16h24
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